-
Arquitetos: Mandarina Arquitetura
- Área: 145 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nathalie Artaxo
-
Fabricantes: Alba Barbosa, Arauna Movelaria, AutoDesk, BM Estudio, Belcolore, Cremme, Dalle Piagge, Deca, Estúdio Bola, Itaarte, Papel de parede, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento de 145m² na Vila Madalena foi pensado para um jovem solteiro que buscava praticidade e conforto. As intervenções na planta foram simples: o antigo banheiro de hóspedes dava diretamente para sala e não havia lavabo, desta forma ‘roubamos’ um pouco de área da sala de jantar que era bastante generosa e fizemos um banheiro completo com acesso somente pelo quarto (transformando-o em suíte), e área social ganhou um lavabo novinho em folha. Como é de costume em nossos projetos, o lavabo ganhou uma atenção especial com o papel de parede gráfico em azul marinho, louças pretas e espelho sob medida em serralheria.
Os outros ambientes como quartos e banheiros também foram remodelados e seguem o mesmo conceito no qual toda marcenaria e serralheria são 100% customizadas e desenhadas por nós, desde os armários até os espelhos, puxadores, tudo pensado para formar um conjunto harmonioso. A sala de jantar tem no pano de fundo um painel em madeira carvalho que contempla a porta do lavabo e configura também o aparador, composto por armários inferiores mimetizados e cedendo destaque para o nicho preto em serralheria no centro e armários superiores no mesmo material. Já na sala de estar, projetamos em colab com a BM Estudio uma estante sob medida com estrutura em vergalhões de obra finos e complementada por prateleiras e nichos em madeira, estética esta que contribui para aspecto jovem e descolado do projeto.
A vista fantástica da sala é emoldurada pelos painéis de cambraia de linho, que podem correr de um lado para o outro, uma opção moderna que foge da cara tradicional das cortinas de tecido. Para a cozinha pensamos em soluções práticas e descontraídas, como prateleiras abertas complementadas por portinhas de vidro aramado que correm, ora escondendo, ora revelando o que há dentro. Seguindo a premissa da praticidade, todos os ambientes do apartamento receberam o mesmo porcelanato cinza com paginação grande e ares de cimento queimado, facilitando a limpeza no dia a dia. A uniformidade do piso também traz a sensação de amplitude, que é reforçada pelo fato de o apartamento não ter corredores, parecendo ser maior do que sua metragem.